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Sabe como alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise? Confira aqui algumas dicas!

Sabe como alavancar seu negócio mesmo em tempos de crise? Confira aqui algumas dicas!

Há quem diga que para ser bem-sucedido no empreendedorismo é preciso saber “surfar” nas ondas boas e nas ruins. Ou seja, não se empolgar demais nos momentos de boas vendas e tampouco se desesperar nas crises.

Há quem diga que para ser bem-sucedido no empreendedorismo é preciso saber “surfar” nas ondas boas e nas ruins. Ou seja, não se empolgar demais nos momentos de boas vendas e tampouco se desesperar nas crises. E, se você ainda tem dúvidas de como proceder nas situações difíceis, não se preocupe. Separamos algumas dicas para que consiga alavancar o seu negócio mesmo em tempos de crise. Confira!

Primeiro, é preciso lembrar que as crises, às vezes, forçam empreendedores a fechar as lojas físicas e a partir para vendas por aplicativos, como o WhatsApp. Porém, sabemos que este tipo de aplicativo não oferece tudo o que é necessário para que você consiga enxergar a sua empresa como um todo.

Ou seja, além de um cenário de crise, com o WhatsApp, por exemplo, você não tem o controle da gestão das suas vendas, dos seus pedidos, não gerencia seus fornecedores e nem o seu estoque. Por isso, a dica aqui é investir em uma plataforma que lhe ajude a gerenciar melhor o seu negócio.

Excelência no atendimento

“Pronto! Já tenho uma ferramenta em mãos e vou decolar nas vendas”, você pode ter pensado. Bom, vamos com calma. A tecnologia ajuda muito e simplifica o seu dia a dia, mas há algo muito importante que não pode deixar de lado jamais: a excelência no atendimento.

Quando o cenário é de crise, é preciso se dedicar para dar o seu melhor e olhar para cada etapa da cadeia de comercialização. E o atendimento ao cliente é uma das mais importantes. Nunca é demais lembrar, simpatia, educação, atenção às dúvidas dos clientes, respostas ágeis são atitudes primordiais.

Muitos empreendedores estavam acostumados com o atendimento no balcão e é necessário virar a chavinha para entender como funciona o atendimento online. Por exemplo, as lojas físicas ficam umas ao lado das outras e, quando o cliente entra na sua loja, ele está vendo apenas o seu produto. Na venda online, o cliente pode estar com várias abas (lojas virtuais abertas) e, se você demorar para respondê-lo, ele fecha a sua página e entra em outra rapidamente. Pensando nisso, é importante casar o dinamismo com educação e atenção.

Motivação

Quem gosta de futebol já pode ter ouvido “en las buenas y en las malas muchos más” (nas boas e nas ruins muito mais, em tradução literal). Esta é uma típica frase cantada por torcedores de times argentinos para dizer que nos piores momentos da equipe vão estar ainda mais presentes, entusiasmados. Mas e o que isso tem a ver com o mundo dos negócios?

É simples. Brasileiramente diríamos, “não deixar a peteca cair”. É importante seguir motivado mesmo nos tempos de crise. Se você acreditar no seu potencial, no da sua empresa e nos produtos que vende, certamente, passará essa sensação para o cliente e as chances de venda aumentam.

Inclusive, se tiver uma equipe, é importante manter uma postura motivada, com reuniões empolgantes, tentar deixar sempre o ambiente agradável, onde todos se sintam bem. Com isso, possivelmente, sua equipe vestirá a camisa da empresa, o que também impacta positivamente nas vendas.

Avaliação dos clientes

Há quem tenha medo de ouvir o que o cliente vai dizer sobre a empresa ou um produto e não abre nenhum canal de comunicação com ele. Mas essa atitude pode ser muito negativa para o seu negócio. Afinal, é importante disponibilizar uma forma para que os clientes possam dar sugestões de como o seu negócio pode ficar ainda melhor.

Isso pode ser feito por meio de formulários, mensagens nas redes sociais e, também, diretamente para o cliente no momento da compra. Desta forma, você consegue saber exatamente o que falta para melhorar o negócio, sem contar que podem aparecer novas ideias.

Programa de fidelidade

Outra maneira que pode lhe ajudar a continuar a vender mesmo em tempos de crise, é criar um programa de fidelidade. Esse tipo de ação faz com que o cliente volte mais vezes, afinal, ele está acumulando pontos com a sua empresa para ter algo em troca. Porém, para isso, é essencial manter um bom relacionamento com o seu cliente.a

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