Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Maioria dos microempreendedores ainda tem meio físico como principal canal de vendas

Maioria dos microempreendedores ainda tem meio físico como principal canal de vendas

Apesar de o e-commerce ter explodido durante a pandemia da Covid-19, no Brasil, os microempreendedores ainda dão preferência para vendas e prestação de serviços no meio físico. Esta é a opinião de, pelo menos, 67,3% dos Microempreendedores Individuais (MEI).

Apesar de o e-commerce ter explodido durante a pandemia da Covid-19, no Brasil, os microempreendedores ainda dão preferência para vendas e prestação de serviços no meio físico. Esta é a opinião de, pelo menos, 67,3% dos Microempreendedores Individuais (MEI).

Em contrapartida, 10,4% dizem usar os canais digitais como principal meio de atuação. Por fim, 22,4% conquistam a renda parcialmente entre cada um desses ambientes. É importante mencionar que estes dados foram apurados por meio de um levantamento feito pela empresa de serviços financeiros, SumUp.

A pesquisa feita pela SumUp contou com a participação de 1.600 microempreendedores e trabalhadores autônomos de vários estados brasileiros. O levantamento identificou quais são os níveis de digitalização dos pequenos negócios, além de avaliar os efeitos em canais digitais na reação durante a pandemia da Covid-19.

No cenário dos microempreendedores que realizam integralmente as vendas no formato online, 29,5% alegam faturar mais hoje do que no mês de março de 2020. Já na situação dos que atuam com vendas físicas, o percentual de faturamento é de 16,7%.

Vale ressaltar que, se tratando do segundo grupo, 58,4% têm a intenção de faturar mais com vendas digitais em 2022. A pesquisa também apurou a situação preferencial dos microempreendedores por região, assim, foi possível observar que no Nordeste obtêm-se o menor número de profissionais em espaços físicos para as vendas, 41,8%.

Em contrapartida, na região Norte a situação é um pouco diferente, pois é onde a maior parcela foi identificada com 56,4% dos entrevistados que realizam 100% das transações presencialmente. Mas ainda existe um outro cenário no qual os microempreendedores ainda não se adaptaram às ferramentas digitais para promover o negócio.

É o caso de 37,5% que continuam preferindo cadernos e folhas de papel para manter o controle das finanças. Já 44% utilizam aplicativos, softwares ou planilhas de Excel. De acordo com o levantamento, 7,1% não realizam nenhum tipo de controle financeiro, enquanto 7,4% afirmam conseguir controlar tudo de cabeça.

Por fim, a pesquisa da SumUp ainda analisou o nível de comunicação dos microempreendedores com os clientes virtualmente. Foi então que apontaram o WhatsApp como a ferramenta preferida. Porém, a adesão pode variar de acordo com o segmento, chegando a 88,3% nos negócios que atuam com revendas.

×

Atendimento WhatsApp

× Como posso lhe ajudar?