Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Lei que reduz impostos da Internet das Coisas entra em vigor

Lei que reduz impostos da Internet das Coisas entra em vigor

A lei que promove incentivos fiscais à chamada Internet das Coisas foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e entrará em vigor no dia 1° de janeiro de2021.

A lei que promove incentivos fiscais à chamada Internet das Coisas foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e entrará em vigor no dia 1° de janeiro de2021.

Os benefícios tributários de estenderão até 2025 e a expectativa é que novidade aqueça o setor, tornando a tecnologia capaz de reunir e de transmitir dados, mais barata, trazendo investimentos estrangeiros para o Brasil e gerando, consequentemente, mais de 10 milhões de empregos nos próximos anos, segundo o Ministério das Comunicações.

Na prática, o conceito de Internet das Coisas, ou Internet of ThingsIoT é o de uma enorme rede de dispositivos conectados. Tem por propósito facilitar a vida dos usuários, tornando o uso de certos dispositivos mais simples e até permitindo a automatização de incumbências. Há vários exemplos que se enquadram na IoT: geladeiras conectadas, que “avisam” a falta de um produto; máquinas agrícolas capazes de controlar a irrigação; lâmpadas da casa que podem emitir luzes em tonalidades intrínsecas durante vários momentos do dia, ou se apagarem quando todos saírem; ar-condicionado que pode ser ativado automaticamente minutos antes da pessoa chegar, deixando o ambiente na temperatura correta, etc.

De acordo com a Lei nº 14.108, alguns tributos, que incidem sobre as estações de telecomunicações que integram os sistemas de comunicação máquina a máquina, foram zerados.

A nova lei também isenta os sistemas de comunicação máquina a máquina de pagamento da Contribuição para o Fomento da Radiodifusão Pública – CFRP e da Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional – Condecine.

A legislação também trata das normas para licenciamento desses equipamentos junto à Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.

Na visão do ministro das Comunicações, Fábio Faria, existem hoje 15 bilhões de dispositivos conectados à internet no mundo. Com a expansão da IoT e a desoneração promovida pelo governo federal, a projeção é de que esse número supere 35 bilhões em 2025. “Com a medida, a expectativa é de que o Brasil seja uma das grandes potências globais no mercado de Internet das Coisas. Outro aspecto positivo é que a desoneração incentive o desenvolvimento de dispositivos com a tecnologia 5G”.

Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim, a mudança trará ganhos de produtividade e vai contribuir para acelerar o crescimento do Produto Interno Bruto, o que pode produzir um efeito líquido positivo na arrecadação tributária federal. “Vai trazer ganhos maiores para o país em um futuro próximo”, destaca expondo que a IoT trará impactos enormes para a economia e, também, para o dia a dia da população. “As possibilidades são infinitas, vamos viver uma nova revolução”.

×

Atendimento WhatsApp

× Como posso lhe ajudar?